top of page
  • Foto do escritorKarina Moraes

Passaporte e Visto Americano

Atualizado: 26 de ago. de 2018


Passaporte


O primeiro passo para o planejamento de sua viagem é tirar o passaporte. Listamos abaixo o passo a passo para emitir o Passaporte Comum (aquele de capa azul). O documento tem validade de 10 anos para maiores de 18 anos e de 1 a 5 anos para as crianças (dependendo da idade). Para maiores informações acesse: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/passaporte

1) Reúna todos os documentos necessários (consulte a lista no site acima). Para renovação do passaporte vencido, também será necessária a apresentação de todos os documentos relacionados ao documento que você quer renovar.


2) De posse dos documentos, preencha o formulário no site da Polícia Federal para requerer seu passaporte. No final do preenchimento a Guia de Recolhimento da União - GRU será emitida automaticamente. Em junho/18 o valor para emissão do passaporte era de R$ 257,25. Caso tenha dúvidas no preenchimento, ligue 194.



3) Na data de vencimento, pague a GRU.

4) Com os documentos originais necessários, a GRU paga e o seu protocolo, compareça ao posto do DPF mais perto da sua casa. Verifique no site se a unidade que você escolheu necessita de agendamento prévio.


5) Acompanhe pelo site o andamento do pedido do seu passaporte.


6) Quando ficar pronto é só pegar seu passaporte. Ele será entregue pessoalmente ao titular mediante identificação e assinatura no recibo.

De posse do seu amado passaporte, o próximo passo é tirar o visto americano, pois sem ele você não consegue entrar em solo americano.

Visto Americano

Solicitar o visto americano não é tão difícil assim como a maioria pensa. Pedir é fácil, conseguir é que irá depender do seu perfil e da entrevista no Consulado. Para quem deseja visitar os EUA a passeio, o visto é o B1/B2. Veja abaixo o passo a passo:

1) Entre no site https://ceac.state.gov/genniv/ e preencha o formulário DS-160 em INGLÊS. Clique com o botão direito do mouse e peça para traduzir o site. Antes de iniciar o preenchimento, logo na primeira tela eles irão te mostrar o seu application ID que é o número do seu protocolo. Anote este número, porque se algo der errado mais a frente você poderá recuperar tudo o que você já preencheu. Logo em seguida eles pedirão para cadastrar uma pergunta de segurança, que também deve ser anotada junto ao seu application ID. Sempre forneça informações verdadeiras e atualizadas, pois qualquer erro poderá fazer com que seu visto seja negado. A cada etapa não se esqueça de ir salvando as páginas, pois se você ficar um tempo sem escrever, a página expira e você perderá tudo o que digitou.


#dicadaká: no topo do site selecione o português. Ao posicionar o cursor do mouse em cima da pergunta ela será automaticamente traduzida.

2) Com o DS-160 preenchido, você será redirecionado para efetuar o pagamento da taxa de solicitação (MRV) que na data deste post estava US$ 160. Você poderá pagar com cartão de crédito ou boleto bancário.

3) Após o prazo estabelecido para confirmação do pagamento (geralmente 2 dias), você deve acessar https://ais.usvisa-info.com/pt-br/niv para agendar a sua entrevista em um CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto - EUA) e no Consulado Americano. Neste momento você irá escolher a opção de retirar o passaporte no CASV ou recebê-lo em casa.

4) A primeira entrevista será no CASV, que servirá apenas para tirar foto e cadastrar as digitais. Não esqueça de levar seu passaporte válido e a página de confirmação do formulário DS-160.


#dicadaká: nas duas entrevistas não leve bolsa, celular, relógio e aparelhos eletrônicos pois a entrada desses objetos não é permitida. Leve apenas uma pastinha contendo seus documentos.

5) O próximo passo é para muitos o mais difícil: a entrevista no Consulado. De posse do passaporte e da página de confirmação do DS-160 compareça ao Consulado Americano portando todos os seus documentos. Se possível, leve também comprovantes de renda e residência, e qualquer coisa que comprove que você tem vínculos com o Brasil e que não é o seu desejo ficar nos EUA para sempre. Seja educado, claro nas respostas e SEMPRE fale a verdade. Agindo desta forma, a entrevista tem tudo para dar certo e você escutará a frase que mais quer ouvir: Seu visto foi aprovado!!!

6) Feito tudo isso agora é só esperar pelo seu passaporte, que chegará pelo correio (se você escolheu esta opção) ou comparecer até um CASV para retirá-lo.

Parabéns! Agora você está pronto para iniciar o planejamento de sua viagem tão sonhada.


Enjoy :)


Xoxo!!!


35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Grupo no Facebook 1.jpg

Orlando Lovers nas redes sociais:

  • YouTube ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social

Clique aqui e confira o tempo em Orlando

bottom of page